Calibração com Rastreabilidade
Toda empresa necessita de um sistema de gestão da qualidade, ainda mais quando os serviços que realiza estão ligados diretamente com segurança, alta precisão e eficiência. Um exemplo bem claro são os equipamentos que medem velocidade, temperatura ou pressão, como os transmissores, por exemplo, onde os dados fornecidos por eles devem ser totalmente precisos, e portanto não pode haver falhas.
-
O processo de calibração com rastreabilidade funciona no intuito de rastrear os dados fornecidos pelos equipamentos e assim comparar com os padrões de qualidade já estabelecidos. Existem as medidas que padronizam cada equipamento de medição e a calibração com rastreabilidade permite que se houver alguma falha nessas medições, o equipamento seja rastreado e assim, além da falha ser reparada, o processo rastreia se as medidas são adequadas aos padrões. Os padrões determinados nesses processos são de medidas nacionais e também internacionais de qualidade.
-
A calibração é uma operação fundamental para a manutenção da qualidade dos processos de serviços e estabelece uma relação entre os padrões e os equipamentos sob teste. Esses valores comparativos entre os equipamentos sob teste e os padrões são limitados pelas incertezas das medições.
|
|